São Caetano é reconhecida entre cidades que erradicaram o analfabetismo




2007 vai ficar gravado na história de São Caetano como ano em que a cidade deixou o analfabetismo para trás. No último dia 26 de junho, o prefeito José Auricchio Júnior recebeu do Ministério da Educação (MEC), o Selo de Município Livre do Analfabetismo. O reconhecimento credencia as políticas públicas de investimentos na Educação superiores aos 25% previstos na Constituição Federal. Desde 1997 o município destina 35% do orçamento para a área como meio de manter 100% das crianças na escola a partir do Ensino Infantil. “O investimento da Prefeitura em Educação rende frutos para toda a população. É a garantia de que a cidade vai continuar sendo referência de ensino de qualidade no país”, diz o prefeito José Auricchio Júnior.Embora a taxa de analfabetismo de pessoas de 10 anos ou mais de idade no Brasil tenha sido reduzida em cerca de cinco vezes de 1940 a 2000, passando de 56,8% para 12,1% pelos dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o selo concedido pelo Governo Federal foi entregue a apenas 64 dos 5,5 mil municípios brasileiros, dos quais só três cidades são do Estado de São Paulo – São Caetano, Santos e Águas de São Pedro. A estratégia Prefeitura de São Caetano começa no berçário. Em 2001, o Plano Nacional de Educação (PNE) fixou que 30% das crianças de 0 a 3 anos deveriam estar matriculadas em creches até 2006, mas o país só conseguiu matricular 13% de suas crianças. Em São Caetano, entretanto, o índice passa dos 90%. Para ampliar o acesso à educação infantil, a Prefeitura abriu centenas de vagas nas Escolas Municipais de Ensino Infantil (EMEIs) e Escolas Municipais Integradas (EMIs) nos últimos dois anos, e inaugurou novas unidades de ensino. Com isso, a rede municipal de educação infantil atende atualmente cerca de 5,5 mil estudantes.Desde o ano letivo de 2006 a duração do Ensino Fundamental nas escolas municipais de São Caetano do Sul foi estendida para nove anos, atendendo determinação das Leis Federais N° 11.114/2005 e N° 11.274/2006. A Diretoria da Educação da cidade se adequou prontamente às novas leis, que poderiam ser aplicadas até 2010, por entender que os alunos se beneficiariam com um período maior do sistema de ensino do município, reconhecidamente de qualidade. Além disso, a Diretoria da Educação mantém, em parceria com o Instituto Mauá de Tecnologia, o Programa de Alfabetização de Adultos (Proalfa), que já ensinou mais de 3,7 mil pessoas a ler e escrever. Atualmente, cerca de 160 alunos fazem parte do Proalfa — no começo do programa, eram cerca de 600 alunos por semestre. “É importante destacar que o trabalho da Educação com os adultos não acaba com a alfabetização. Nossos esforços são no sentido de fazer com que estes alunos tenham a oportunidade de seguir seus estudos no supletivo gratuito da Prefeitura para na seqüência chegarem à universidade”, destacou o prefeito, lembrando que a Prefeitura mantém também o Programa Graduar, que está oferecendo mais de 3 mil bolsas de estudo em 2007.

Alfabetização e Letramento

O analfabetismo no Brasil permanece um tema de dolorosa atualidade. Mas quais as verdadeiras causas do fracasso do processo de alfabetização no Brasil? Por que nossas estatísticas sobre o analfabetismo – e sobre o baixo desempenho escolar nos primeiros ciclos do ensino fundamental – insistem em nos revelar números tão incômodos? Qual a verdadeira responsabilidade que cabe ao educador, aos métodos, aos materiais didáticos, à escola e à própria sociedade em relação a isso? Magda Soares, uma das maiores especialistas brasileiras em alfabetização, nos propõe algumas possibilidades de resposta para tais perguntas e nos impõe novas provocações. Na primeira parte do livro, ela apresenta e discute concepções de alfabetização e letramento, mostrando a necessidade de que um problema tão complexo seja enfrentado por um esforço multidisciplinar. Em seguida, desvela a função politicamente distorcida dos programas de acesso à leitura e à escrita, constata o divórcio entre o processo de alfabetização e o de conquista da cidadania e, por fim, explicita o abismo entre o discurso oficial da escola e o das crianças pertencentes às camadas populares.

Educadores da região do grande ABC comentam o prêmio

“O analfabetismo é uma praga tão perversa quanto a violência e a miséria. Quando uma cidade extirpa esse mal, como é o caso de São Caetano, dá um exemplo ao país de que a educação é o melhor e mais produtivo investimento que um governo sério e competente pode e deve fazer. O prêmio é gratificante para nos professores como forma de reconhecimento do nosso trabalho e do apoio e da preocupação da atual administração com a formação educacional de seus munícipes. São Caetano deve comemorar este prêmio tanto quanto um título do Azulão.Que sirva de exemplo para o governador José Serra e os demais prefeitos da região.”

Jander Cavalcanti de Lira, 42, professor do EME Alcina Dantas Feijão - SCSul

“São Caetano é uma cidade privilegiada, os governantes lutaram para conseguir superar as necessidades na área da Educação. Conquistaram os méritos apesar das dificuldades da situação precária que vivenciamos no país. O prefeito José Auricchio conseguiu estruturar o ensino municipal, dando qualidade de ensino para seus moradores além da abertura de centenas de vagas para quem quer estudar, o princípio de cada ser humano começa na escola, investir no professor e no aluno é o dever de todo mandatário quer seja na esfera municipal, estadual ou federal. Parabéns prefeito, parabéns educadores colegas de profisão”.

Rosana Dias Santos, 43 anosprofessora de geografia e história da EMEF. Rubens Paiva – Santo André

“São Caetano realmente se destaca, porque a educação é valorizada. As pessoas não podem simplesmente conhecer o alfabeto e utilizá-lo, mas precisam estar capacitadas para ler o mundo , isto é saber discernir as suas necessidades. Parabéns, a São Caetano que dá oportunidade de educação a todos os cidadãos, desde a primeira infância a Universidade. As escolas municipais têm um ensino diferenciado das estaduais, pois ainda dá valor ao conteúdo e não existe promoções automáticas, além de que as escolas, são informatizadas e desde os primeiros anos escolares a criança já tem contato com informática, os alunos recebem ajuda com materiais, uniformes. Existem cursos supletivos que dão a chance para aqueles que não puderam estudar na época certa; assim como oferece cursos profissionalizantes de curta duração. Oxalá melhorem as escolas estaduais, também”.

Maria Cecília de Moura Spada. 60 anosProfessora aposentada, trabalhou 28 anos, Prefeitura Municipal de São Paulo, Prof titular nível I e II

“Acho maravilhoso para São Caetano ter um prefeito preocupado com a educação e que investe muito mais o que determina a lei. Espero que toda a população saiba da importância da alfabetização. Como é bonito uma pessoa saber ler.... O destino do ônibus, promoções dos super-mercados e contratos em especial. Isso é pura cidadania. Parabéns ao prefeito Auricchio que se preocupa com a educação de seus moradores, erradicando um problema mundial”.

Maria Clarete da Silva, 43 – professora de Inglês – fundamental e médio – Escola Estadual Clóvis de Lucca – SBC

“Quero parabenizar o atual administrador de São Caetano, José Auricchio, professores e principalmente os moradores que contam com educação de 1º Mundo. Educação é fundamental para desenvolvimento cultural e social de toda uma sociedade. Fico feliz pelos meus companheiros de educação que tem oportunidade de lecionar numa cidade como São Caetano”.

Risonete Torres de Oliveira – 48 anos professora de história – Escola Estadual Vila Magini II - Mauá

“São Caetano está de parabéns, tem um ensino proveitoso, procura integrar todas as áreas junto á Educação, Cultura, Esporte, Lazer. Dando margem um estudo melhor e mais centrado. A determinação do prefeito faz jus ao título, que merece pelo esforço , pela qualidade que faz com que o município tenha orgulho, tanto que as vagas nas escolas da cidade são as mais disputadas. O ensino é fundamental para o caráter e desenvolvimento do cidadão”.

Vera Lúcia Sanches, 44 anosProfessora de português e inglês, Ensino fundamental Diadema