HOMENAGEM MEDALHA DI THIENE

Os resultados positivos do Programa de Alfabetização de Adultos (Proalfa) de São Caetano do Sul, desenvolvido a partir de uma parceira entre a Prefeitura e o Instituto Mauá de Tecnologia, fizeram com que o projeto recebesse a Grande Medalha di Thiene, homenagem criada pela Administração em 2006 e entregue para uma personalidade ou entidade que melhor personifica o espírito dos fundadores da cidade. Outras 39 condecorações (um dos contemplados não pôde comparecer), denominadas a Medalhas de Honra di Thiene, foram distribuídas para personalidades por sua contribuição à comunidade (ver lista completa abaixo), em solenidade promovida no domingo,29, na Praça Comendador Ermelino Matarazzo, no Bairro Fundação. A atividade integrou o calendário oficial de festejos pelos 130 anos que São Caetano completou no sábado, 28.

O Proalfa, aliado a outros projetos da área educacional, premiaram São Caetano com o selo de Município Livre do Analfabetismo, conferido pelo Ministério da Educação – foram apenas 64 cidades no País a receber a certificação. “O Proalfa é um trabalho maravilhoso da Prefeitura e do Instituto Mauá de Tecnologia. Agradecemos a oportunidade de participar desse projeto”, enfatizou Edilene Amaral de Andrade Adell, professora e representante da reitoria do Instituto Mauá que recebeu a condecoração. O Programa de Alfabetização de Adultos já formou 3.700 alunos em São Caetano.

Campeã – A judoca Edinanci Silva, campeã pan-americana nos Jogos do Rio de Janeiro, recebeu a Medalha de Honra di Thiene e foi uma das mais aplaudidas pelo público. “É uma emoção parecida com a de ganhar uma importante competição”, resumiu. A esportista também sintetizou seus planos para os próximos anos. “Vou treinar muito para o Campeonato Mundial e os Jogos Olímpicos de Pequim (Beijing).”

Medalha – As imagens que ilustram a Medalha di Thiene foram desenvolvidas pela Fundação Pró-Memória. A condecoração contém figuras de imigrantes que colonizaram e símbolos do progresso de São Caetano. Além da medalha, os homenageados ganharam também um diploma. A Medalha Di Thiene foi instituída em São Caetano a partir da lei municipal n.º 4.407, de 14 de junho de 2006.

Confira abaixo a lista dos homenageados de 2007:

Ademar Paulino de Arantes
Akio Ohira
Alarico Suhadolnik
Alonso Sebastião Borges
Antonio Jose dos Santos
Antonio Martins da Fonseca
Antonio Padovani Júnior
Antonio Russo
Aparecido Inácio da Silva
Carolina Fernandez Córdoba
Cassia Thereza Lorenzini
Celso Lima de Castro
Claudio Prieto
Cleusa Escanho de Camargo
Desirée Malateaux Netto
Edinanci Fernandes da Silva
Eliel Rodrigues
Emilio Rubens Chasseraux
Erechim Goldenberg
Ernesto Cozer
Henio Josue Mattos
José Oscar da Silva Bottas
Juvenal Francisco Cianfarani
Luiz Antonio Cerqueira Leite
Luiz Emiliani
Mario Pereira da Silva
Mário Rubens Sanches Prado
Michel Hachul
Milton Montelli
Mohamad Abdouni Neto
Olyntho Voltarelli Filho
Oscar Garbelotto (não pôde comparecer)
Roberto Grandi
Rosilda Pereira da Silva
Sento Terada
Sergio Noboru Sakagawa
Sidnei Coleone
Silvio Roberto Daidone
Victor Keihan Rodrigues Matsudo
William Pesinato